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Gestão e planejamento estratégico

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Definições

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A gestão estratégica tem por objetivo criar e incentivar ações que levem ao sucesso do negócio. Podemos chamar esses objetivos de metas, tais como aumentar o lucro, melhorar o atendimento, melhorar a imagem da marca, dentre outros. Para que a gestão estratégica ocorra ela precisa passar por seis etapas fundamentais:

 

  • Formulação da estratégia

  • Direcionamento do caminho

  • Gerenciamento por meio de metas e indicadores

  • Alinhamento para alcance dos objetivos e metas

  • Execução de estratégia

  • Revisão

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Já o planejamento estratégico é como um segundo passo, é a formalização da gestão estratégica, é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção e execução de programas de ação, levando em conta as condições internas e externas à empresa, bem como a evolução esperada.

 

 

Método TWG - Principais ferramentas

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1. Missão, Visão e Valores

 

Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa. Indicada para organizações que queiram definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe. 

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2. Análise 360º de oportunidades de negócio

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A Ferramenta de Análise 360° tem por objetivo ajudar a verificar se um negócio é viável ou não. Além disto, ela te faz refletir se o benefício oferecido é claro para o cliente, se o tamanho de mercado é adequado e se ela tem potencial de lucratividade e rentabilidade. Indicado para empresas que queiram avaliar, dentre um pacote de ideias, qual delas representa a melhor oportunidade de negócio.

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3. Análise de SWOT

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É chegada a época de fazer o Planejamento Estratégico e você precisa elaborar o diagnóstico de sua empresa. A Matriz SWOT  objetiva aprofundar o conhecimento a respeito da sua organização e ter uma análise do contexto externo em que seu negócio está inserido. 

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4. As 5 forças de Michael Porter

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Você conhece bem os concorrentes do seu negócio? Sabe exatamente o que faz melhor do que eles e em que pontos eles se destacam? A ferramenta 5 Forças de Porter proporciona uma reflexão sobre a rivalidade entre seus concorrentes, produtos e serviços substitutos, poder de barganha dos fornecedores e clientes e como dificultar a entrada de novos players. â€‹

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5. Matriz BCG

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Você sabe quais dos seus produtos ou serviços oferecidos são os mais rentáveis? A Matriz BCG serve para o empreendedor fazer uma análise periódica para melhorar sua oferta de produtos ou serviços existentes, bem com avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção. 

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6. Canvas - Modelos de negócio

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Definidas ou reavaliadas questões como missão, visão e valor, é hora de partir para outras etapas, como a do modelo de negócio. Ou seja, como pretende obter receita? Onde irá vender o produto ou serviço? Como fará a oferta e para quem? E por aí vai. O Canvas é uma ferramenta bastante usada pelas novas gerações de negócios. 

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7. Mapa de planejamento estratégico

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O principal objetivo de um Mapa de Planejamento Estratégico é dar aos colaboradores um panorama claro sobre o funcionamento da empresa e onde cada um é útil para o todo. Isto é, mostram como cada função está ligada ao objetivo final. Trata-se de um recurso de engajamento.

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8. Planos de ação

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Para conseguir organizar todas as atividades, é necessário planejar cada passo. Então, é fundamental ter um cronograma de ações e cumprir o mesmo de forma disciplinada. O Plano de Ação vai ajudar em cada uma das etapas da realização de um projeto.

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9. Planejamento orçamentário

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Estamos falando até aqui de ferramentas e metodologias que te ajudarão na hora de fazer o Planejamento Estratégico, mas o passo seguinte é tão importante quanto pensar na estratégia: o Planejamento Orçamentário. Pensar em números te fará acompanhar indicadores essenciais para saber se sua empresa está ou não no caminho certo e se seu modelo de negócio é sustentável.

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10. Definição de metas

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É fundamental definir metas para garantir que os esforços de crescimento estejam alinhados à estratégia da empresa. Estabelecer metas não significa implementar uma gestão estratégica com disciplina militar, mas requer firmeza para colher os objetivos pretendidos.

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11. Effecttuation Vision

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Na lógica de effectuation, a ideia é controlar um futuro imprevisível. Como isso é possível? Ao se cocriar o futuro ao invés de tentar prevê-lo. É o conceito de que se deve usar o que está sob seu controle (quem é você, o que você sabe, quem você conhece, que recursos tem) para criar ideias factíveis em parceria com quem se interessar. Em seguida, as ideias são colocadas em prática investindo somente aquilo que o empreendedor pode perder, o que torna um potencial fracasso mais palatável. São as chamadas perdas acessíveis. 

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12. Matriz de Ansoff

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A matriz de produtos e mercados de Ansoff tem como foco principal mostrar a expansão de produtos e mercados visando criar oportunidades de crescimento para as empresas. Abaixo os quadrantes da matriz de Ansoff:

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  • Desenvolvimento de um mercado novo

  • Aumento da penetração em um mercado que já atua

  • Diversificação de produtos para novos mercados

  • Desenvolvimento de novos produtos para mercado existente 

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13. Design thinking

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Design thinking é uma forma baseada no processo cognitivo que os designers usam para desenvolver produtos, resolver problemas e pensar projetos; isto engloba brainstorms, pesquisa, seleção de ideias, prototipagem, dentre outros. A metodologia do design thinking pode e está sendo muita usada em diversos tipos de organizações e em todos os níveis de sua estrutura, na procura por inovação em processos, negócios, serviços e produtos.

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14. Softwares como aliados na gestão estratégica

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Por fim, uma das melhores ferramentas nesse processo de Planejamento Estratégico e Orçamentário é o uso de softwares. Não adianta estudar, pesquisar, conversar com funcionários, criar um excelente plano, mas não monitorá-lo. Para seu planejamento atingir os melhores resultados e, assim, sua empresa conseguir chegar aos objetivos, ter agilidade na obtenção da informação e conseguir acompanhar tudo em tempo real, afinal isto pode ser um diferencial de mercado muito importante.

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