Conectando conhecimento, pessoas e processos
Roadmap de produtos
Definições
Roadmap, como o nome sugere, é uma espécie de mapa, uma poderosa ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução. Essa “bússola gerencial” alinhará todos os stakeholders (interessados no projeto) em torno dos mesmos passos sequenciais rumo à construção integral e um produto ou serviço. Deixará todos os envolvidos cientes do processo de evolução e quais variáveis envolvem esse caminho.
Para ficar mais claro, imagine o caso do desenvolvimento de um software. Quem trabalha em uma startup nessa área, sabe que para chegar ao seu sonhado MVP (Minimum Viable Product, ou, em português, Produto Mínimo Viável), é necessário ter, primeiramente, uma ideia genial, a qual será seguida por inúmeros testes de validação.
Uma vez verificado que sua ideia (aplicativo), de fato, representa um potencial interesse a um dado mercado consumidor, é preciso partir para sua construção, partir para a prática.
Você tem em sua mente o produto final, mas sabe por onde começar? Está com excelentes ideias, mas não consegue filtrar quais funcionalidades básicas esse software deve ter? O que agregaria mais valor (e, portanto, deve ser feito primeiro) dentro das suas limitações orçamentárias?
Fica difícil se organizar se não temos um roteiro sequencial de como materializar nosso projeto. Esse é o papel de um roadmap.
Por que implementar o conceito de roadmap?
Um roadmap deve orientar um empreendedor como um mapa de navegação define a linha de percurso de um timoneiro. O objetivo do mapa é alinhar diferentes visões para responder de forma coordenada a três perguntas relacionadas com a evolução da organização, do negócio, bem como do produto ou serviço:
a) Onde estamos?
b) Onde queremos chegar?
c) Como chegaremos?
A principal razão para criar um mapa como esse é facilitar o processo de organização das próprias ideias do desenvolvedor do produto, a fim de que ele possa saber o que priorizar, de modo a agregar o máximo de valor ao seu negócio. Vale lembrar também que um roadmap ajuda a mensurar o possível orçamento do produto.
Como fazer um roadmap?
Para montá-lo, recomendamos:
a) Transportar sua ideia para o papel e validá-la junto aos seus potenciais clientes;
b) Uma vez validada, é hora do brainstorm: todas as possíveis funcionalidades que podem resolver o problema de seus clientes;
c) Etapa de organização e hierarquização dos elementos listados no item anterior;
Motivos para se ter um roadmap
a) Impactar o cliente e o mercado
b) Evitar investimentos desnecessários
c) Melhorar o ciclo do produto
d) Aumentar a lucratividade
e) Aumentar a aderência do produto as necessidades dos clientes
f) Ampliar a captação de potenciais investidores